sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Açorda de Marisco

Pois é, há muito que não partilhava uma receita e também há muito que não passo pelos cantinhos amigos, mas a verdade é que o tempo não tem sido muito, até pelo contrário, tem sido muito pouco.
Desde da festa do Halloween que muito houve a fazer. Como penso já ter referido, como moro sozinha, gosto de juntar os amigos todos lá em casa e sempre que há motivo para se festejar algo, faz-se logo uma festa ou jantar. Se não houver, arranja-se o que se comemorar, nem que seja a amizade.
Mas... depois de todos os jantares e festas vem aquela parte que ninguém gosta, o lavar a quantidade enorme de loiça que fica, aspirar todos os cantinhos da casa, entre as tarefas normais do quotidiano.
Após tudo isto, veio dias complicados com outras coisas a tratar, jantar com amigas (a modo de reencontro, pois passamos muito tempo sem nos ver) e fazer Unhas de Gel.
Acho que ainda não tinha contado mas, além do trabalho a tempo laboral, ainda faço unhas de gel, apesar de não ter tirado nenhum curso (ainda).  Há alguns anos que uso Unhas de Gel, mas como o tempo não está para se desperdiçar dinheiro, decidi comprar o kit, há dois ou três anos atrás, e comecei a fazer a mim própria, e como isto não está para se desperdiçar para ninguém, algumas amigas foram começando a querer que eu lhes fizesse e assim nasceu a RC Nails, que podem espreitar aqui. Costumo fazer apenas a quem conheço, ainda não tive nenhuma pessoa que fosse, verdadeiramente e só, uma cliente. Mas aos poucos vou lá!
Ontem, foi a primeira vez esta semana que, consegui fazer o jantar com calma e tranquilidade em casa e jantar a dois. Já andava com desejos de uma açorda há imenso tempo, mas a falta de tempo não me permitia matar o desejo. Ontem foi o dia! Com a ajuda do namorado, que também cozinha, lá nos atrevemos a fazer uma açorda caseira, bem ao nosso gosto. Como não sou amante de mariscos, limito-me a fazer com camarões e delícias do mar, mas podem acrescentar o que mais gostarem.
Aqui vai a receita...
Açorda de Marisco
Para uma Açorda de Marisco (4 pessoas) precisei de:
1 Pão alentejano grande (com dois dias)
2 Sopas de Marisco
5 Dentes de Alho
Delícias do Mar q.b.
Camarões Cozidos q.b. (usei congelados)
1 Folha de Louro (usei em pó)
Azeite q.b.
4 ovos
Coentros q.b (usei congelados)

Preparação:
1: Comece por fazer as duas sopas de marisco como indicado na embalagem.
2: Parta o pão aos pedaços para dentro de uma tigela grande. Aos poucos vá deitando a sopa de marisco e com um esmagador vá desfazendo o pão até ficar em papa.
3: Num tacho, pique os dentes de alho, junte o louro e o azeite e leve a alourar.
4: Adicione a papa do pão ao tacho e mexa bem, em lume brando, para ir tomando o gosto.
5: Poucos minutos antes de retirar do lume, adicione os camarões, e deixe mais três minutos, mexendo bem.
6: Em último, adicione as delícias do mar cortadas aos pedaços e envolva.
7: Separe as gemas das claras.
Sirva a açorda em pratos individuais, adicione os coentros a gosto, e coloque a gema do ovo na hora de servir. Envolva tudo muito bem e já está!


PS:
- Se utilizar camarões para cozer, substitua as sopas de marisco pela água da cozedura dos camarões, desfazendo o pão com a água fervida dos camarões.
- Adicione a sopa de marisco ou a água dos camarões ao pão em quantidade suficiente para a papa ficar um pouco líquida, pois de seguida no tacho, seca bastante.


Vai uma garfada da Açorda de Marisco?
Espero que gostem. Obrigada!

13 comentários:

  1. Parabéns por teres tanta iniciativa, e com certeza o negócio das tuas unhas irá florescer, o país preceisa de pessoas empreendedoras! :)
    E vejo que és como eu, eu também só gosto de camarão e delícias do mar de marisco :)

    E essa açorda está uma delícia, pelo menos de aspecto!

    beijinhos :)

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Hummm.... que delicia!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. uma grafada? era mesmo um prato cheio :)

    ResponderEliminar
  4. A açorda tem muito bom aspecto e também tens muito jeito para a manicure ;) Até sou capaz de roubar algumas ideias :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita,
    nunca provei esse prato mas o aspecto tá bom demais!

    Tenha um ótimo fds!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita :D

    Obrigada pelos comentários no meu blog :D É sempre óptimo quando alguém nos comenta e depois começa a comentar posts anteriores e nós percebemos que a pessoa está realmente a ler o que escrevemos no passado :D É engraçado :)

    Nunca fiz nenhuma açorda porque nunca fiquei muito tentada com a consistência, mas eu sou mesmo fã de marisco :D

    Eu também gosto muito de fazer esses jantares para amigos, e de há uns tempos para cá opto sempre por usar louça de plástico. Não faz mesas tão bonitas, mas no fim dos jantares vai tudo para o lixo e pronto, tenho muito menos trabalho ;)

    Beijinhos e mais uma vez obrigada pelos comentários :D

    ResponderEliminar
  7. Rita querida a vida está realmente muito corrida, 24 horas não está dando mais para dar conta de tantos afazeres, mas o que vale a pena é encontrar os amigos, se reunir e passar uma noite gostosa com muito bate papo. Não sabia que fazia unhas gel, fui dar uma olhada no sua página achei lindas, uma mais linda que a outra. Parabéns pelo capricho. Adorei seu prato, ficou bem apetitoso. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  8. olá rita,
    já fui espreitar as tuas unhas...tens mt jeito. gosto muito dos laçinhos que fazes!! se um dia pensar em fazer as unhas de gel, vou lembrar-me das RC NAIL hehehe quanto á tua açordinha, tem 1 aspecto maravilhoso...mas eu sou suspeita ou não fosse açorda de marisco um dos meus pratos preferidos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Açorda é um prato que não sou lá grande fã, mas a tua ficou com muito bom aspecto!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Olá Ritinha, mas que bela açorda de marisco. Gosto muito mas nunca fiz :( pois lá em casa só eu gosto ... é tudo muito esquisito...
    Boa sorte no negócio das unhas de gel!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Ritinha :)
    Adoro açordas e de marisco é tão bom, ou só mesmo de camarões.
    E com muitos coentros, é como eu gosto!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Rita, tudo bom?
    Vim agradecer sua visita no meu bloguinho! Adoro receber recadinhos carinhosos como o seu! Obrigada!
    Sobre o prato que postou hoje, confesso, nunca experimentei. Mas bem que eu gostaria de umas garfadas pra experimentar hehehehe.

    Super beijo e ótimo fim de semana!
    Volte sempre! Te espero lá mais vezes!
    Ingrid Pimenta.

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita !
    Eu adoro acorda, e quanto mais coentros melhor ! Adorei o ovo por cima, humm que delicia !
    Obrigada pelo teu carinho que tens deixado no blog.
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentários ;) Bons cozinhados!