quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bolo de Limão e Pepitas de Chocolate

Olá a todos :)
Há muito que não havia um bolo cá em casa. A falta de tempo é terrível. Nem tenho sido eu a cozinhar, mas sim o Homem cá de casa que todos os dias se enfia na cozinha e faz o jantar e espera que eu chegue para jantarmos juntos. Mas tudo tem um lado positivo e neste caso é o sucesso da RC Nails, cada vez tenho mais clientes, pessoas que até nem conheço, o que até agora não acontecia, pois as minhas clientes eram amigas ou conhecidas minhas. Ando cansada mas muito contente com este mini sucesso que estou a conseguir, a passo e passo, alcançar.
Mas...
No fim-de-semana passado lá viemos nós de casa da sogrinha e trouxemos um saco cheio de limões. Ao chegar a casa, aquele cheiro entranhado nas mãos e espalhado pela casa só me deu vontade de fazer um bolo.
Como já disse em comentários em alguns dos vossos cantinhos, eu adoro bolos de citrinos, de laranja e de limão, são uma autentica delícia. Não lhes resisto. A este adicionei pepitas de chocolate. Huuummm! Estão a imaginar o sabor? O contraste do ácido do limão com o doce do chocolate? Quem ainda não se atreveu, tem mesmo de experimentar, vale muito a pena, acreditem!

Aqui vai a receita...


Bolo de Limão e Pepitas de Chocolate

Para um Bolo de Limão e Pepitas de Chocolate precisei de:

. 300gr de farinha
. 300gr de açúcar
. 3 ovos
. 2 limões
. Pepitas de Chocolate q.b. 
. 1 C. de chá de fermento em pó
. Margarina e Farinha para polvilhar

Preparação:
1: Untar a forma com margarina ou azeite e polvilhar com farinha. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2: Raspar a casca dos dois limões e adicionar ao açúcar. Com os dedos esmagar tudo até o açucar ficar amarelo, humido e com um aroma maravilhoso a limão.
3: Adicionar ao açúcar os três ovos e bater com a batedeira até criar bolhas.
4: Espremer o sumo dos dois limões e adicionar ao preparado anterior alternadamente com a farinha e o fermento e mexer muito bem.
5: Adicionar as pepitas de chocolate e mexer para envolver o preparado e as pepitas.
6: Verter o preparado para a forma e levar ao forno durante 40 minutos, ou até passar no teste do palito, uma vez que pode variar consoante o forno.
7: Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco antes de desenformar e servir.


Interior do Bolo de Limão e Pepitas de Chocolate
PS:
- Se quiserem que fique mais fofinho, podem bater as claras em castelo em vez de adicionarem os ovos inteiros.
- Podem também adicionar pepitas de chocolate por cima do preparado, depois de vertido para a forma, de forma a que fique com pepitas por cima.

Espero que gostem! Obrigada.

26 comentários:

  1. Olá Rita!

    Estás "desaparecida" por um excelente motivo, que continues a ter muito sucesso!

    Eu adoro bolos citricos, e juntar chocolate é de facto muito bom!

    E um truque bom para que o chocolate não fique no fundo do bolo, experimenta envolver as pepitas em farinha e juntas à massa do bolo, desta maneira não se depositam no fundo! :)

    O bolo ficou com um aspecto que abre o apetite! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah boa, não fazia a ideia :)
      Obrigada Marlene pelo conselho, para a próxima já sei como fazer!

      Beijinhos *

      Eliminar
  2. O que interessa é que tudo anda a correr bem, parabéns! :D

    Esse bolinho parece realmente apetitoso, até lhe sinto o cheirinho :D

    Beijinhos e um resto de uma boa tarde! :D

    ResponderEliminar
  3. Realmente andavas fugida mas é por uma boa causa! Que tudo corra bem e muito sucesso :)
    Eu também adoro bolo de limão, aquele paladar fica inconfundível ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por correr tudo bem e espero que continue assim :)
    O teu bolo ficou muito apetitoso

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita !
    Já tinha dado pela tua falta...
    Muitos parabéns, muita sorte e sucesso porque vontade já vi que não te falta !
    Adorei o bolo, adoro bolos de limão !
    Beijokassss

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso com que ficou!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Se é pelo sucesso então estas desculpada pois acho que tens que aproveitar.
    Achei o bolo uma delicia,perfeito para acompanhar o café.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Limão ADORO :D
    Acho que os bolos com citrinos ficam perfeitos!!
    Nunca juntei chocolate ao limão em bolos mas gostei bastante :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. Fico contente pelo teu sucesso! :)
    E que bolinho bom, adoro o aroma do limão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que o negócio está a correr bem! E um bolinho assim sabe sempre bem!

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que os teus projectos estão a correr bem... assim vale a pena o esforço!
    O bolo ficou com excelente aspecto!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Ah pois é Ritinha, ainda bem que o teu mini negócio está a correr às mil maravilhas! Só espero o melhor, e vais ver que tudo vai melhorar. O teu bolo parece-me muuuuito bem, e sabes que eu e os bolos temos uma relação muito próxima :P tenho de experimentar. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. que bom aspeto... já comia uma GRANDE fatia :)

    ResponderEliminar
  14. Gostei! Tem muito bom aspecto! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  15. Olá!!
    eu tb gosto muito de bolos de citrinos!
    mas pronto... agora nao posso... pode ser que o faça num fim-de-semana
    hihihi

    BEijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita!!
      quando comecei o blog pesava 77,8 (ou lá o que era...)
      já tive 86, e no ano passado toquei nos 66, mas depois engordei um pouco de novo, e está a demorar a atinar a coisa...
      tenho 1,63.
      mas ultimamente anda-me a custar mesmo muito emagrecer... :/
      ainda por cima mal tenho tido tempo para ginasticas e coisas assim...
      Vais partilhar os teus passos no blog?

      BEijinhos :) ***

      Eliminar
  16. Deve ser deliciosoooo! adoro limão e chocolate :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Uiiii com todas estas receitas, é difícil chegar aos 60! Mas vou tentar :D

    Força Ritinha! Vamos lá! :)

    ResponderEliminar
  18. antes tinha habito de fazer bolinhos para o meu pai comer... já há muito que não faço... o meu ultimo acto culinário foi uma tarte de maçã.... mas não toquei nela...

    ResponderEliminar
  19. Nossa Rita, parece uma delicia esse bolo! \o/
    Obrigada pela visita no meu cantinho, vai ser bem vinda sempre!

    ResponderEliminar
  20. Oi Rita! Recebi com muito carinho seu comentário em meu blog! Fiquei muito feliz! Menina, cozinhando umas delícias dessas fica difícil manter a linha! :-) Parabéns pelo sucesso em sua empreitada! Seguimos juntas!

    ResponderEliminar
  21. Tem um aspecto tão bom... Já comíamos uma fatia!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentários ;) Bons cozinhados!