segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bolo de Maçã e Canela

Olá a todos ;)

Sejam bem-vindos ao meu blog, que será o meu cantinho culinário entre outros! Confesso que é a minha primeira experiência neste campo. Espero que corra bem e que vos agrade! Aqui irei partilhar com vocês algumas receitas que pratico aqui em casa e até novas experiências na cozinha. Gosto imenso de cozinhar, e de comer, mais ainda!

Para o início desta viagem no Blog "Rita na Cozinha", deixo-vos uma receita deliciosa (modéstia à parte) de um Bolo de Maça e Canela à La Rita, isto porque é uma adaptação ou invenção minha, ainda não me decidi. Imagino que haja milhares de receitas de bolos de Maçã e Canela, mas como a minha preguiça fala sempre mais alto, decidi "inventar" uma em vez de procurar uma boa receita.

Sem estar já com longos e chatos textos, quero apenas explicar-vos que a receita não foi seguida à risca, por falta de ingredientes. Isto porque a receita base que costumo seguir é a do Bolo de Iogurte, mas como a farinha que tinha não chegou acabei por substituir a quantidade que faltava por Farinha 33 com sabor a Cacau. Garanto-vos que o Bolo ficou óptimo, apesar do meu receio.


Então aqui vai...


As várias fases da preparação

Para um Bolo de Maçã e Canela, precisei de:

. 1 Maçã
. 1 Iogurte de Aroma ou Natural
. 3x o copo de Iogurte com Açúcar
. 1x o copo de Iogurte com Farinha
. 1x o copo de Iogurte com Farinha 33 com sabor a Cacau
. 1x o copo de Iogurte com Óleo
. 3 Ovos
. 1 Colher de chá de Fermento
. Canela q.b.
. Margarina (para untar a forma)

Preparação:

Antes demais, pré-aqueça o forno a 180ºC.
1: Cortar a maça em tiras, dispo-las num prato e polvilhar com canela e açúcar a gosto. Reservar.
2: Numa tigela, misturar todos os ingredientes e batê-los bem até ficar uma mistura homogénea.
Eu, como grande fã de Canela que sou, acrescentei também Canela à mistura anterior.
3: Untar uma forma de bolos com margarina e farinha, como é habitual.

4: De seguida, forrar o fundo da forma com as tiras de maçã, anteriormente cortadas e verter metade da mistura homogénea.
5: Voltar a fazer uma camada de tiras de maçã e verter a restante mistura.
Levar ao forno, previamente aquecido, durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar bem cozido, visto que o tempo pode variar consoante o tipo de forno.

6: Depois de arrefecido, desenforme e decore a gosto!
Bolo de Maçã e Canela

Espero que gostem! Obrigada.

10 comentários:

  1. Como é obvio já aqui estou a dar uma vista de olhos. Vou-te já adicionar aos blogues que estou a seguir! :D
    O bolo ficou com optimo aspecto. Isso é sem duvida um ponto a teu favor, eu (por exemplo) sou mais de seguir as receitas do que me meter a inventar. Sai quase sempre mal. -.-' A farinha 33 com sabor a cacau deve ter dado um toque muito especial.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Tânia, obrigada pelo primeiro comentário nesta aventura do Blog ;)
    Eu sou mesmo assim, é raro seguir uma receita à risca, principalmente porque quando me apetece mesmo comer algo em específico, mesmo que não tenha os ingredientes todos, acabo sempre por inventar ou modificar a receita original para a poder fazer de qualquer das maneiras ;)
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita vim retribuir sua visita ao meu cantinho, foi dificil achar vc,pois não tenho Google+ e la não tinha nenhum dado seu, fui vendo quem vc seguia e te achei no blog da Tania, onde tinha um comentario seu com endereço do seu blog. Ufa. Primeiramente queria saber onde te seguir, não achei aqui, mas estou levando seu link para poder acompanhar suas receitas. Esse bolo ficou lindo, adoro bolo de maçãs e imagino o aroma que ficou em sua cozinha com a canela. Delicioso, ótima receita. Seja sempre bem vinda ao meu blog. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josy. É este o meu blog de receitas. Espero que vá seguindo as receitas novas.
      Já tive a ver as suas e parecem-me deliciosas ;) Parabéns*
      Beijinhos e obrigada pelo comentário!
      Bons cozinhados*

      Eliminar
  4. ola <3, posso desde ja afirmar que provei o bolinho e estava muito bom, aos visitantes e seguidores deste blog conhecendo como conheço a criadora do mesmo posso desde ja prometer que muitas e boas receitas, vão aqui ser mostradas para se deliciarem. parabens <3

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que o bolo era sem duvida quasi quasi um manjar dos deuses.
    Pena que a mim só me tenha calhado 2 fatias eheheh.

    Continua a inventar
    e eu aqui estou para provar.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Estou a adorar as receitas, sou um pouco como tu, adoro cozinhar e inventar :)

    Adorava exprimentar este bolinho, e amanhã seria o dia ideal :) :)

    Vou acompanhando esta nova aventura.

    Joana Ribeiro (Colega de alguém próximo de ti)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos comentários. É sempre bom termos feedback daquilo que fazemos ;)

    Ainda bem que gostaram, para a próxima levo-vos umas fatias para provarem :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  8. O bolo deve ser delicioso,adoro a combinação! :) Ando a ver blogs, e vi o teu! É recente como o meu... Vou passar a seguir :)

    bj

    ResponderEliminar
  9. Olá =)

    Usas farinha 33 nos bolos?! :) Que máximo!!
    Nunca tinha pensado nisso!!

    Descobri a farinha 33 com a minha mãe! Segundo ela, o meu tio foi criado com farinha 33, porque na altura, não comi mais nada!
    Um dia descobrimos a farinha 33, na "vida portuguesa" e compramos!
    O que fizemos com a farinha 33 foi pudim! E ficou bom.

    Tenho de fazer um bolo com a farinha 33! :)

    BeijinhosΩ

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentários ;) Bons cozinhados!